quarta-feira, 30 de junho de 2010

* ASSUNTOS DE IMPORTÂNCIA NACIONAL (COPA DO MUNDO)

A Copa está animada e imprevisível (também, no habitat natural das zebras...), apesar da qualidade da maioria dos jogos fazer valer mais não "em casa numa TV gigante" mas sim "no ComuniCA, naquela TV com imagem que falha*, cercado de gente zoando o que ocorre em campo".

*-Outro dia ela até desligou sozinha

Grupo A - A África do Sul é empolgada mas ruim com força - só ganhou dum time ridículo da França, que nada lembra os que eu vi surrando o Brasil (a praga lançada pelos irlandeses deve ter ajudado...). Ambos deram azar de cair junto com times bons de Uruguai e México, que mereceram suas vagas.

Grupo B - Argentina provou seu favoritismo (mas o Messi está sendo caçado pelos adversários e errando todos os gols que tenta fazer). Um bom goleiro e um ataque eficaz deram a outra vaga pra Coreia do Sul, enquanto a Nigéria foi brutalmente incompetente, perdendo gols incríveis e sendo derrotados pela "zebra de Tróia".

Grupo C - O grupo mais chato de assistir. Os Estados Unidos foram consistentes (mas muito prejudicados pela arbitragem) e assim não perderam dois jogos e conseguiram a liderança ao vencer o último no apagar das luzes. A Inglaterra jogou mal duas partidas, para em seguida eliminar a surpreendente Eslovênia - daquele goleiro que uns na Fafich penaram pra conseguir a figurinha. Já Argélia é ruim mesmo.

Grupo D - Apesar do tropeço contra a Sérvia, a Alemanha tá inspirada - se não der zebra, enfrenta a Argentina nas quartas. Gana joga direito, classificou e preveniu o vexame de todas as africanas caírem no começo. E claro, ver a Austrália marcando pontos é sempre divertido.

Grupo E - O grupo não era fácil, mas a Holanda fez seu papel e venceu todos os jogos. O segundo do grupo foi o Japão do mito Marcus Túlio Tanaka e do bom atacante Honda, eliminando a Dinamarca (que demonstrou que não ia a lugar algum no momento em que fez um gol contra). Por fim, ficou-se provado que Obina é melhor que aquele cara de Camarões.

Grupo F - Esse só não foi pior que o grupo C porque teve na última rodada um jogo emocionante, no qual os campeões do mundo caíra m diante de uma Eslováquia que não demonstrava prestar nas primeiras rodadas (a arbitragem ajudou, mas isso é um detalhe). Piorando a situação: a Itália ficou atrás da Nova Zelândia! Ah, sim, teve também o Paraguai, um time decente que corre o risco até de chegar nas quartas.

Grupo G - Eu não sou daqueles que torcem contra o time do Dunga - apesar de só ter jogado bem o tempo inteiro contra a Costa do Marfim. Nos outros jogos, a vergonha de levar gol da lanterna do mundial, e Zagallo diria sobre a partida contra Portugal: "'Joguinho Bosta' tem 13 letras!". Pelo menos só tem um percalço de verdade até a final (o Chile é bom, mas nem tanto; se ganhar da Holanda, vem uma zebraça na semifinal!). Portugal vai dar trabalho nas oitavas apesar de só ter feito gols em um jogo (mas foram 7!).

Grupo H - Ao contrário do torneio da Comunicação, houve justiça no grupo: timaços de Espanha - apesar da derrota pro maior ferrolho da face da Terra (com gol feito por um caboverdiano!) e errar muitos gols em cima de Honduras - e Chile se classificam.

Próximos jogos:

Sábado - Uruguai x Coreia do Sul / EUA x Gana (ruim só a prova de Inglês Instrumental na hora do segundo)

Domingo - Alemanha x Inglaterra / Argentina x México

Segunda - Holanda x Eslováquia / BRASIL x CHILE

Terça - Paraguai x Japão / Espanha x Portugal

Igor de Braga (4o J)
Camisa 13 da EBA / Brasil-sil-sil-sil até um time melhor atropelar a gente

* * * * *

* N.E.: As oitavas já passaram. E que venha a Holanda!

* ASSUNTOS SÉRIOS (MCLUHAN)

Já acabou faz tempo, mas considerando o texto do editor na última edição, as reclamações da ombudsmuié e o comentário de um Sacoleiro, melhor fazer um balanço (eu não escrevi na última edição porque achei que ia repetir o que ocorreu no último título dos Franciscanos, quando um da sala resolveu mandar um texto.). Mas antes, um breve comentário: na final, acho que eu vi um jogo e o Megale outro. Quatro dos gols canelenses saíram quando ele estava na enfermaria, motivo Angerson, e se o primeiro tempo acaba 7x1 pros Franciscanos, acho que eu não usaria o termo "disputa acirradíssima". Os times jogavam bem, mas eu esperava mais, tanto que o melhor do jogo pra mim foram os comentários dos Coalhados e Breiller, com pérolas como "Doutor eu não me engano! Amarelou é corintiano!".

Calouros Noturno - Exatamente o que se esperava dos calouros: apareceram incompletos em dois jogos, nos quais foram surrados e não f izeram gols (todos da sala foram de um Sacoleiro que completou) e assim foram eliminados de uma vez. Mas o goleiro é bom, e deve render muito em outro time...

Calouros Diurno - O que não se esperava dos calouros:quase ganhou três jogos, tem bons jogadores (principalmente um tal de "Çaulo com S") e até trouxeram torcida. Tem potencial, ainda mais após a fusão com o noturno.

Pangeia - Um time patético, não mereceu a vaga na semifinal e não merece análise.

RBD - Nos três primeiros jogos, foram massacrados sem dó - mas fora o jogo em que só 4 apareceram, jogaram melhor que nos outros períodos. A evolução foi finalmente provada ao conseguir bater o "melhor time ruim" do curso. Só falta o uniforme agora. (ainda assim, um dos jogadores continua sem a menor envergadura moral pra falar mal do próximo time...)

EBA - O time mais injustiçado. A melhor defesa (com o Lamentável), a única derrota do campeão, mas foi eliminado pela combinação "RBD incompleta leva de 24 e distorce saldos" e "azar supremo de levar o gol da derrota no fim do jogo". Ainda assim, só uma pessoa acredita que eles são piores que o 2o colocado do Grupo 1.

Sacoleiros - No primeiro jogo, até tiveram a dianteira sobre o SolCapim antes de ceder ao cansaço e levar 7 gols. Daí em diante foi só ladeira abaixo, com direito a uma derrota pra RBD, que levou Huxley a anunciou a aposentadoria.

SolCapimCanela - Um dos melhores times do campeonato, o melhor ataque e o artilheiro, funciona muito bem mesmo quando o goleiro titular está fora de quadra, e manteve a sequência de semifinais. Só é meio incapaz de quebrar uma freguesia.

Filhos de Francisco - Tem um dos melhores elencos e mereceu o título (muitos justificariam a grande sequência no fato que o Cotochés foi barrado - no último jogo do mesmo, o Bráulio até perguntou "quanto ele tá pagando pra continuar no gol?!").

Lamentável - 1o jogo: venceram apesar dos jogadores fervidos e chegando de pouco a pouco (ora, eu tive que completar pra eles!). 2o jogo: atuação deplorável que custou uma vaga - sinceramente, como pode não fazer gol num time que começa com 4?! 3o: Vitória e ligeira redenção. Só resta saber se eles vão continuar no torneio.

Coalhados - Continuam demonstrando que finalmente aprenderam a jogar. E ainda deu espaço pra uma surpresa: apesar do time ter Boi e Zulato, o artilheiro foi o Barroso!

Só não foi melhor por causa da bagunça gerada por contratados e times incompletos. Pro próximo, eu faço a campanha "Fica Lamentável" e pros que nem estudam mais, das duas uma: ou "aposenta, gente!" ou "faz um time só!" (antes isso que ajudar pentelhos como aquele cara do 2o período).

Igor de Braga (4o J)
Camisa 13 da EBA / Brasil-sil-sil-sil até um time melhor atropelar a gente