quinta-feira, 2 de abril de 2009

Carol 1o de Abril

Caiu na caixa de spam de muita gente - a minha inclusive. Então, posto aqui, um blogue que ninguém lê, pra ver se aumentam as chances de... leitura?
enfim, segue abaixo o que eu recebi ontem, 11h47 da noite.

----

Carol #1º de Abril
: : A revolução será Twittada! : :

neste #

* Thomas Edison inventa máquina que transforma terra em comida (Estados Unidos - 1878)
* CD players vão falhar na virada do Milênio (Canadá - 1999)
* A Guerra dos Mundos de Orson Welles (Estados Unidos - 1938)
* Sequestro entre o 2º e o 3º atos no Grand Guignol (França - 1950)
* Colheita Recorde de Spaghetti na Suíça (Inglaterra - 1957)
* Gmail por correio (Google - 2007)
* Sanduíche para Canhotos no Burguer King (Estados Unidos - 1998)
* Governo dinamarquês quer que ingleses dirijam à direita pelo bem da EU (Dinamarca - 1986)


* * * * * *

* A revolução será enviada pelo Carol - Editorial

Não é que o povo realmente adora uma bagunça?

Roubei o carol, recuperei a senha, assumi a autoria. Teve gente de todas as facções possíveis e imagináveis envolvidos nesse golpe e, no fim das contas, o carol foi enviado normalmente. Aparentemente, os revolucionários não tinham feito nada.

Ledo engano.

Causamos um burburinho (pequeno, diga-se de passagem), mas mesmo uma pedra pequena causa ondas no lago. O Carol precisava de uma mexida. Acredito que os alunos estejam meio indiferentes ao nosso querido veículo e golpe chama atenção.

Tomara que esse episódio sirva de exemplo para alguma coisa. Ainda não sei o que é, mas alguém vai descobrir e contar para mim. De parabéns, só a ferramenta de recuperação de senha do Gmail e o AHA, que mesmo não tendo nada a ver com nosso golpe, conseguiu retirar uma pequena projeção do episódio.

Lembrando que a gente endurece, mas não perde a ternura jamais.
Abraço e até a próxima,

Vetrô (editor do Carol da edoção #198 a #237) - Mentor
vetromille@gmail.com


* * * * * *

* Golpe no MusiCarol

Falando em golpe, vou sugerir uma trilha sonora para este movimento, baseado no mais puro ócio.

Diretamente de São Thomé das Letras:

"Quebra tudo e chama a Nasa"
www.youtube.com/watch?v=46LMJ77IXQ4

Breno Lobato - Cúmplice 02
brenolobato@gmail.com


* * * * * *

* Coral

O Carol de 1o. de abril devia se chamar Coral. Só por causa da brincadeira mesmo.

Depois de ter sido acionado para escrever para o Carol especial de 1o. de abril, fiquei pensando que não há data mais indicada para fazer uma edição extraordinária. O Carol é uma mentira (MILEN, H. Em algum comentário já escrito para o Carol). A formatura da última turma do curso é um ótimo exemplo disso. Para quem acompanha os posts e fotos do Orkut desses alunos viu que o termo mais repetido entre eles era "fake". A formatura era falsa para quase a maioria. Até a própria editora desse e-zine mentiu na formatura.

O Conselho Jedi dos ex-editores também é uma mentira. Nunca se reuniu, nem para tomar cerveja (e olha que ele é composto por um bando de homens toscos). As histórias também são mentira.

Mas qual a graça de não poder mentir, nem num e-zine de alunos de graduação de um curso de Comunicação? Se a mentira dá asa para a criatividade, que esse seja sim um espaço mentiroso. Celebremos a mentira e a possibilidade de criar várias, cada vez mais cabeludas e impossíveis. Vamos inventar as histórias, construir os mitos e depois destrui-los. De maneira sutil.

Aposto que vai ser engraçado. E o grande objetivo desse e-zine é gerar risadas. Mesmo que seja de si mesmo.

Rafael Figueiredo Cruz e Silva - Testemunha de Acusação
Ex-aluno, ex-professor, ex-editor e exagerado
rcruzesilva@yahoo.com.br


* * * * * *

* Twitter Freestyle

"Ah, Polyana... aquilo sim era trote de verdade". (Ataulpho Alves e Mário Lago)

Um poeta não mente. Não se pode dizer o mesmo de seu eu-lírico. Ou seria o contrário?

"Luz na passarela, que lá vem ela". (Compadre Washington e Beto Jamaica)

Claro que estranhei. Eu sou do tempo do trote-papiro, da malemolência do trote-arte brasileiro. Um trote-moleque, inocente, nada de sequestradores encapuzados ou ameaças.

"Tá é bom". (Latino)

Nunca participei de trotes na Comunicação, fosse como calouro ou veterano. Questão ideológica, por assim dizer. Aí, a Ombudsmuié da época, vai saber por qual razão, achou que deveria consertar isso. Lívia Bergo fica lhes devendo um texto.

"Não existe seqüestro algum, apesar de todo este barulho infernal. É só a senha cruzando o mar". (Fred Zero-Quatro)

Lembro do primeiro trote como se fosse hoje. Mentira, lembro como se fosse anteontem: já estou confundindo a ordem dos fatos, e quando fico em dúvida invento alguma parte nova. Oficialmente, a parte em que eu e Vetrô provocamos um incêncio criminoso na Rede Minas nunca aconteceu.

"Este é o malha trote". (Malha Funk)

Seqüestro longo, só se o mentor é o Leonardo Pareja. Mas eram os anos 90. Pro século 21, mire-se em Fernando Dutra Pinto, que se entregou rápido - mas seu negociador era o Sílvio Santos.

"Os internautas estão chegando. Estão chegando os internautas". (Jorge Ben Jor)

Interatividade não é bem isso, mas dizem que os novos tempos estão cheios de possibilidades. Que o digam os golpistas...

"Carol é um e-zine bem difícil de entender". (Seu Jorge)

A diferença desta vez é que todo mundo "soube" o que estava acontecendo junto com a editora. Da outra vez, a piada só aconteceu quando eu contei. Gastei uma edição extraordinária inteira pra explicar. Hoje, um editorial basta - se é que precisa disso tudo. Mas o futuro é isso: já que ninguém lê, escrever cada vez menos.

"Habibi Carol". (Dahler Mehndi)

Guardo com carinho o caderno que ganhei de presente. A idéia dos trotistas era que o maior número de pessoas soubesse da brincadeira antes de mim. Espero que tenham tido a sensibilidade de guardar um A4 com recortes de jornal pra que a Lívia fique com uma recordação. O digital é prático, mas o material é insuperável.

Igor Costoli - Chisnove
costoli@gmail.com


* * * * * *

* Motoboys são crianças pequenas.

Sabe a clássica brincadeira em que o pai esconde os próprios olhos com as mãos e pergunta, com voz de idiota, ao neném: "cadê o papai?" O monstrin... digo, a criança fica muitas vezes de fato surpresa ou mesmo preocupada com o paradeiro do pai. A premissa é a seguinte: se você não pode me ver, eu também não posso te ver. E é com base nessa mesma premissa, ou quase, que os motoboys dirigem/pilotam/te enlouquecem pela cidade.

Não bastasse todos serem filhos de vampiros, eles ainda acham que se estão te vendo (se é que motoboy enxerga, tenho sérias dúvidas), então você também consegue vê-los. E daí que ele acabou de ultrapassar um ônibus pela direita? Ele te viu, e isso significa que você tem a obrigação de saber que ele está passando por baixo do seu carro.

É mais ou menos como as mulheres, que dizem algo querendo dizer o oposto, e te chamam de idiota porque era óbvio que você devia levar em conta o que ela pensou, não o que disse.

Mas então, os motoboys. A grande novidade é que o problema deles não é maldade, irresponsabilidade, falta de noção, ausência de mãe, nada disso.
É só inocência.

Bruno Costoli (2009º) - Testemunha de Defesa
bmcostoli@gmail.com
www.depoisdoalmoco.wordpress.com

PS: vida longa aos trotes com editores...
PS2: ... já que eu não corro mais esse risco...
PS3: ... mesmo que agora o Conselho vá pensar numa forma de fazer isso.


* * * * * *

* Flashes da Semana, por Henrique Milen

>> Editor antigo não faz verão.

>> O problema desse golpe é que ele extrapola o 1º de abril e se arrasta por semanas. Serão 13 dias que abalarão o Carol.

>> Como bom latino-americano, aprendi que golpe bom é golpe rápido.

>> E 1º de abril devia ser feriado nas redações (Carol incluso), em respeito às mentiras ditas durante o ano todo.

Henrique Milen - Réu
http://hmilen.wordpress.com


* * * * * *

* Vai mentir, vai enganar, vai roubar e, principalmente, vai dizer verdades porque agora é a hora!

Desde barrigudinho, esse sempre foi um dos meus dias favoritos! É o dia da criatividade, da improvisação caluniosa, da sinceridade atômica. É o único dia do ano em que se pode dizer qualquer asneira mais absurda e burra do mundo e ninguém se ofende e/ou se irrita.

O dia da mentira é um dia para se dizer a verdade, isso mesmo, a verdade! Sabe aquele verdade que doi? Pois, olhe no rosto do seu coleguinha e diga: "Acho que seu nariz veio com defeito de fábrica"! Ou então, vire para sua amiguinha e diga: "Essa camisa não é muito apertada para alguém com uma pança de chopp do tamanho da sua?"

Mas 1º de Abril também é dia de mentir. Só que a maioria das pessoas não sabe o tipo certo de mentira que deve ser contada! "Bicho, ontem eu fui em um boteco (descubra onde a namorada de seu amigo foi) e vi sua patroa pegando grosso um tal de fulano (descubra o nome do cara que ele mais tem ciúmes) e depois eles ainda saíram juntos as 3 horas da madruga!" É esse o tipo de mentira para o 1º de Abril!

Vale ressaltar que se você está dizendo a verdade, ou se está contando uma mentira, realmente não importa. O que faz a diferença é terminar toda qualquer frase do dia com uma risadinha e uma cara suspeita. Assim, ninguém sabe ao certo se você está falando sério ou se está mentindo.

Caso você seja uma pessoa extremamente sincera e fidedigna, nunca mentiu (mentiroso), nunca enganou (trouxa) e nunca roubou (sério?), aproveite o dia para procurar um especialista.

Eles costumam se encontrar no Hall do terceiro andar: O Tico é excelente em bolar desculpas esfarrapadas, o Guido e o Fred são excelentes em sempre ter um caso melhor do que o seu. Se seu caso for extremo, procure o maior mentiroso, o maior contador de casos, o maior pegador de tchutchucas da comunicação (segundo ele mesmo, é claro!) o famigerado Ismael. Precisa dizer mais alguma coisa?

Sunça - Estagiário
sumpcao@gmail.com


* * * * * *

* Frase da semana

"Não fiz nada de errado e não farei novamente", da Campanha de Nixon para Presidente nas eleições de 1992.

Nenhum comentário: