quinta-feira, 8 de abril de 2010

* Lado B

Fábio, escrevo para registrar a minha concordância com a sua resposta à carta de Frederico “Cedê” Silva. Sou, porém, um pouco mais entusiasta: Lula é, de longe, o melhor presidente da história do Brasil.


Apesar de minha análise positiva, nada me impede de ser um contundente crítico a algumas decisões deste governo, tais como a manutenção de uma política macroeconômica de juros altos e, principalmente, o medo de nosso presidente em democratizar a comunicação e desafiar à concentração midiática brasileira. Mesmo tendo sido eleito duas vezes contrariando os interesses de Globo, Folha, Abril e cia, nosso presidente insiste em crer que, para seu próprio bem, precisa passar a mão na cabeça do PIG, para usar a denominação de Paulo Henrique Amorim.


Mas ano que vem, tenho a certeza, Lula sairá do Governo deixando um país muito melhor do que o encontrou: com maior distribuição de renda, menos desigualdade social, mais universidades públicas, muito mais investimento em pesquisas científicas, mais hospitais públicos, mais investigação contra a corrupção, mais eletricidade, mais produção cultural, uma Petrobrás mais forte!


Creio, porém, que se tem um setor do governo que não pode, em hipótese nenhuma, deixar de ser reconhecido é exatamente a política externa, comandada por esse senhor de inteligência fora do comum, Celso Amorim. Não fossem as criticadas viagens internacionais de Lula e Amorim, que abriram tantos mercados, certamente não seríamos apontados como o país que menos sofreu com a crise econômica mundial. Foi a visão estratégica de Lula e Amorim que permitiu que o Brasil saísse da dependência econômica aos EUA, tão defendida por FHC como meio para desenvolver o país. Ao manter relações com China, países da África, União Européia e sobretudo com nossos vizinhos latinos, Lula definitivamente possibilitou entendermos quão importante é a nossa soberania!


Quanto à Cuba, Honduras, Venezuela e etc, não deveria gastar muita energia com alguém que defende um golpe semelhante ao que fez a América Latina sangrar por tantas décadas. Um golpe simplesmente porque o presidente de Honduras resolveu perguntar ao povo, em plebiscito, se era momento de aprovar uma nova Constituição, seguir um novo caminho.


Vou apenas recomendar ao Sr Cedê que leia o livro A Ilha, do grande escritor Fernando Morais, para entender que o povo cubano tomou, com algumas décadas de antecedência, a decisão que vários países latino-americanos estão tomando recentemente: sair da dependência e seguir um caminho próprio!


Se esse senhor se desse ao trabalho de visitar Cuba, poderia se perguntar que ditadura é essa em que os opositores do regime gritam abertamente nos bares palavras de baixo calão contra os irmãos Castro, sem qualquer represália. Poderia discutir ainda a essência dos direitos humanos e quem de fato o defende: um país pequeno que não deixa nenhum de seus filhos morrer de fome ou um império que patrocina a existência de fome em todo o mundo, além de fabricar guerras constantemente?


Léo Rodrigues (11ºJ)

2 comentários:

Cedê Silva disse...

1. Incrível dizer que Lula "combateu a corrupção". Nenhum dos mensaleiros foi expulso do PT. Apenas Delúbio Soares, que foi readmitido. Favor dizer aos contribuintes da Bancoop que o governo Lula combateu a corrupção. Também pode usar papéis do Banco Rural e do Banco Santos como prova. Pode até mesmo perguntar ao Duda Mendonça. Ele mesmo não acredita nisso =)

2. Você não demonstra como a PE e abertura de mercados mitigou a crise. Vai realmente dizer que a crise aqui foi enfraquecida porque exportamos mais alguns milhões para a África?

3. Não sei onde você leu que eu defendi o "golpe" em Honduras. O que eu disse no Carol foi que Honduras realizou eleições em janeiro de 2010 e o Brasil ainda não as reconheceu.

4. Zelaya não fez "pergunta ao povo" inocentemente e não é santinho. O referendo foi negado pelo Parlamento e pela Suprema Corte. Numa democracia existem outros poderes.

5. Recomendo ao sr. Léo que leia as estatísticas sobre os prisioneiros políticos cubanos e sobre quantos foram mortos pelo regime. Se lá é tão livre assim, porque prisioneiros fazem greve de fome? Pra fazer joguinho?

Cedê Silva disse...

"efende: um país pequeno que não deixa nenhum de seus filhos morrer de fome"....

Hahahah... exceto os prisioneiros políticos, né =) ?