quarta-feira, 30 de junho de 2010

* ASSUNTOS DE IMPORTÂNCIA NACIONAL (COPA DO MUNDO)

A Copa está animada e imprevisível (também, no habitat natural das zebras...), apesar da qualidade da maioria dos jogos fazer valer mais não "em casa numa TV gigante" mas sim "no ComuniCA, naquela TV com imagem que falha*, cercado de gente zoando o que ocorre em campo".

*-Outro dia ela até desligou sozinha

Grupo A - A África do Sul é empolgada mas ruim com força - só ganhou dum time ridículo da França, que nada lembra os que eu vi surrando o Brasil (a praga lançada pelos irlandeses deve ter ajudado...). Ambos deram azar de cair junto com times bons de Uruguai e México, que mereceram suas vagas.

Grupo B - Argentina provou seu favoritismo (mas o Messi está sendo caçado pelos adversários e errando todos os gols que tenta fazer). Um bom goleiro e um ataque eficaz deram a outra vaga pra Coreia do Sul, enquanto a Nigéria foi brutalmente incompetente, perdendo gols incríveis e sendo derrotados pela "zebra de Tróia".

Grupo C - O grupo mais chato de assistir. Os Estados Unidos foram consistentes (mas muito prejudicados pela arbitragem) e assim não perderam dois jogos e conseguiram a liderança ao vencer o último no apagar das luzes. A Inglaterra jogou mal duas partidas, para em seguida eliminar a surpreendente Eslovênia - daquele goleiro que uns na Fafich penaram pra conseguir a figurinha. Já Argélia é ruim mesmo.

Grupo D - Apesar do tropeço contra a Sérvia, a Alemanha tá inspirada - se não der zebra, enfrenta a Argentina nas quartas. Gana joga direito, classificou e preveniu o vexame de todas as africanas caírem no começo. E claro, ver a Austrália marcando pontos é sempre divertido.

Grupo E - O grupo não era fácil, mas a Holanda fez seu papel e venceu todos os jogos. O segundo do grupo foi o Japão do mito Marcus Túlio Tanaka e do bom atacante Honda, eliminando a Dinamarca (que demonstrou que não ia a lugar algum no momento em que fez um gol contra). Por fim, ficou-se provado que Obina é melhor que aquele cara de Camarões.

Grupo F - Esse só não foi pior que o grupo C porque teve na última rodada um jogo emocionante, no qual os campeões do mundo caíra m diante de uma Eslováquia que não demonstrava prestar nas primeiras rodadas (a arbitragem ajudou, mas isso é um detalhe). Piorando a situação: a Itália ficou atrás da Nova Zelândia! Ah, sim, teve também o Paraguai, um time decente que corre o risco até de chegar nas quartas.

Grupo G - Eu não sou daqueles que torcem contra o time do Dunga - apesar de só ter jogado bem o tempo inteiro contra a Costa do Marfim. Nos outros jogos, a vergonha de levar gol da lanterna do mundial, e Zagallo diria sobre a partida contra Portugal: "'Joguinho Bosta' tem 13 letras!". Pelo menos só tem um percalço de verdade até a final (o Chile é bom, mas nem tanto; se ganhar da Holanda, vem uma zebraça na semifinal!). Portugal vai dar trabalho nas oitavas apesar de só ter feito gols em um jogo (mas foram 7!).

Grupo H - Ao contrário do torneio da Comunicação, houve justiça no grupo: timaços de Espanha - apesar da derrota pro maior ferrolho da face da Terra (com gol feito por um caboverdiano!) e errar muitos gols em cima de Honduras - e Chile se classificam.

Próximos jogos:

Sábado - Uruguai x Coreia do Sul / EUA x Gana (ruim só a prova de Inglês Instrumental na hora do segundo)

Domingo - Alemanha x Inglaterra / Argentina x México

Segunda - Holanda x Eslováquia / BRASIL x CHILE

Terça - Paraguai x Japão / Espanha x Portugal

Igor de Braga (4o J)
Camisa 13 da EBA / Brasil-sil-sil-sil até um time melhor atropelar a gente

* * * * *

* N.E.: As oitavas já passaram. E que venha a Holanda!

Nenhum comentário: